Vida comunitária

« Fomos chamadas a amar como Cristo amou e escolhemos a vida comunitária para nos exercitar a nos tornar irmãs » (Congregação Geral 2005)

A vida em comunidade
é fonte de alegria, de apoio mútuo, de partilha,
é também um lugar de conversão e de perdão.

   

- A vida fraterna em comunidade é feita dos acontecimentos do dia-a-dia: acolhimento, oração, refeição, tarefas materiais, descanso, partilha das notícias, das preocupações e alegrias, da missão confiada a cada uma.

Nossa vida é também ritmada por tempos de oração pessoal, pela Eucaristia e pela oração comunitária que nos reúne duas ou três vezes por dia. Cada uma prevê no seu dia momentos de oração pessoal (oração, leitura espiritual, releitura da vida). Tempos de silêncio são favorecidos, segundo o ritmo das comunidades.

 

« Alimentar antes de tudo a pertença ao Cristo,
Alimentar o espírito de louvor,
 de bênção, de reconhecimento.
Viver a adoração no humilde serviço.»
 

   

Os momentos comunitários são encontros preciosos para guardar vivos os laços na comunidade. Quando os compromissos de umas e de outras levam a uma grande dispersão, arranjamos juntas o horário comum, o que exige de cada uma clareza sobre suas prioridades.

Além dos momentos comunitários habituais, cada comunidade prevê tempos fortes de partilha (reuniões semanais ou mensais), dias de retiro espiritual ou de lazer juntas.

Festas e finais de semana para reflexão são também ocasiões de reuniões ou de visitas entre comunidades.

« A comunidade se constrói e se inventa a cada dia, com a participação de cada uma » (Congregação Geral  2005)

 Leia também sobre a nossa vida apostólica.

 

Acesse também:
Um caminho... uma comunidade religiosa
Nossa vocação a Santo André
Missão